Cemed atrás da estante

Editorial

por Cristiane Aparecida Menezes de Pádua

Caro leitor,

Apresentamos nesse editorial um pouco do que há “atrás da estante” do Centro de Estudos do Medicamento – Cemed. O nome Atrás da Estante refere-se ao boletim mural que deu origem ao weblog do Cemed no ano de 2012. Os artigos que hoje são acessados no nosso weblog eram expostos em forma de boletim mural na biblioteca da Faculdade de Farmácia da UFMG 1.

Mudou a forma do papel ao eletrônico, mas a missão de “informar sobre” e “formar para” o uso correto do medicamento permanece. O Cemed é um centro que presta serviços de informação sobre medicamentos e os protagonistas dessa atividade são alunos de graduação em farmácia. É um trabalho de equipe supervisionado por professores e farmacêuticos. Os alunos se dedicam à difícil tarefa de transformar a linguagem científica em uma linguagem acessível e inteligível ao público.

Atrás de cada linha dos textos e infográficos disponibilizados no weblog do Cemed, existe pesquisa e inúmeras adequações gramaticais e de conteúdo. Essa pesquisa é realizada para responder uma questão específica (uma demanda do leitor, um assunto polêmico divulgado na mídia, etc.) e exige seleção de fontes de informação confiáveis – baseadas nas melhores e mais atualizadas evidências científicas disponíveis e isentas de interesses comerciais 2. Todo esse trabalho se traduz na elaboração dos textos exibidos pelo weblog e principalmente na formação acadêmica (crítica e reflexiva) do aluno de farmácia.

Agradecemos aos leitores por mais um ano de acompanhamento do nosso trabalho.  A interatividade do público que comenta, critica e nos envia suas dúvidas por meio do weblog e redes sociais nos auxilia a aperfeiçoar nosso trabalho. Estaremos em férias até março de 2018, acompanhando o calendário acadêmico da UFMG. No próximo ano esperamos continuar (e ampliar) nossas atividades com a missão perseverante de contribuir para o uso adequado do medicamento, alinhado às reais necessidades de saúde da população.

Agradecemos, em especial, ao Professor Edson Perini, nosso mestre e mentor, que se dedicou ao projeto “Cemed” em sua criação, manutenção e ampliação. A todos desejamos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

WhatsApp Image 2017-12-22 at 11.17.41

 

Referências:

  1. Centro de Estudos do Medicamento. História [Internet]. Belo Horizonte; 2015 [acesso em 2017 dez 22]. Disponível em: http://www.farmacia.ufmg.br/cemed-historico/
  2. Faria, JCM, Junqueira DRG, Cândido RCF, Menezes de Pádua CA, Moraes AVS, Frade ACM, Silva DF, Santos EPS, Santos LCO, Nascimento MFL, Silva WT, Mesquita AR,  Perini E. Construção de weblog como ferramenta para o ensino do uso racional de medicamentos no curso de farmácia. Revista Docência do Ensino Superior. 2016 out; 6(2): 177-202.

 

5 pensamentos sobre “Cemed atrás da estante

  1. Uma surpresa agora ai chegar da estrada, e me preparar para uma merecida noite de sono. Cansado, renovei minhas forças ao ler o editorial da Profa Cristiane. Que coisa boa ver toda essa energia bia se renovando e se preparando pata mais um ano do blog. Eu continuo, agora na arquibancada. Batendo palmas e gritando gol. E novamente aqui me emociono com a lembrança que ficou de mim. Quando fazemos pouco e as pessoas se lembram significa que entenderam que foi de coração. Foi o que deu. Mas foi bom de fazer porque foi com vocês. Um grande abraço a todos. Feliz Natal.

    • Edson,
      com energias renovadas, iniciamos o 1º semestre de 2018 e seguimos firmes em nossa missão…
      Mais uma vez agradecemos pelo legado deixado ao Cemed e por continuar sempre nos apoiando!
      Que 2018 seja um ano de muita alegria e prosperidade!
      Abraços

    • Olá Flávia,
      obrigado pelo comentário e por ser uma seguidora de nossas publicações!
      Estamos iniciando mais um semestre letivo e permanecemos firmes em nossa missão de promover o uso correto dos medicamentos.
      Atenciosamente,
      Equipe Cemed

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.