Quem somos

CEMED é o Centro de Estudos do Medicamento subordinado ao Departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia da UFMG.

Foi criado em 1991 devido à importância do tema epidemiologia do medicamento, com o objetivo de reparar a insuficiência de estudos epidemiológicos acerca desta questão, e para orientar a conduta terapêutica visando à redução dos riscos de iatrogenias.

Através de seus núcleos vem instrumentalizando e servindo de suporte para trabalhos de investigações epidemiológicas, de farmacologia clínica e de formação de recursos humanos, além de fornecer informações adequadas e sistematizadas sobre a utilização de medicamentos e seus riscos, dirigidas aos profissionais de saúde e população em geral.

O Cemed pertence à Rede Brasileira de Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos (REBRACIM). Esta rede tem o objetivo de integrar os centros e serviços de informações sobre medicamentos e consolidar o potencial científico voltado à produção e difusão da informação sobre medicamentos e produtos para saúde.

 

Logo_REBRACIM

Anúncios

3 pensamentos sobre “Quem somos

  1. Boa noite a todos ,

    Sou farmacêutica formada em 1999 pela UFMG . Gostaria de parabenizá-los pela excelente iniciativa e dizer que acompanho sempre os posts que me auxiliam muito profissionalmente . Trabalho no serviço público e gostaria de propor uma discussão sobre intervalo posológico de medicamentos, especialmente antibióticos , como por exemplo : cefalexina 500mg com posologia 8/8 horas ou se com o aumento da concentração pode-se prescrever um medicamento com intervalo posológico maior . Ex. amoxicilina 1g 12/12 horas. Considerando a meia vida de cada droga.

    Agradeço a atenção.

    Elise Guimarães.

    • Obrigado Elise, por sua participação. É muito bom para nós sabermos que de alguma forma nosso trabalho ajuda os profissionais que no dia a dia buscam uma realidade melhor no consumo dos medicamentos. Isso nos anima. Com relação a sua proposta, ficamos felizes de receber uma demanda objetiva e intrigante, sobre a qual podemos tentar ajudar nossos leitores. Tenha certeza, vamos buscar uma forma de fazê-lo. É um tema complexo, e talvez difícil de abordar de forma mais genérica em um texto, mas vamos discuti-lo em nossa próxima reunião (já está na pauta), buscar ajuda entre professores especialistas da área e seguramente encontraremos um caminho. Pode demorar um pouco, mas nesse caso pedimos um pouco de sua paciência conosco. Fica para nós o desafio que é motivante.

  2. Obrigada pelo interesse em atender a minha solicitação . E como já disse continuo acompanhando vocês e aguardo novas informações .

    abr.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s